Janeiro 17, 2018

Cresce a atratividade das fontes limpas de energia no Acre, Alagoas e Piauí, segundo Índice FDR

Mapa revela que os estados ganharam competitividade para migração ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) em julho.

São Paulo, 17 de julho de 2017 – A FDR Energia, empresa de geração e comercialização de eletricidade, acaba de concluir o Índice Nacional de Atratividade do Mercado Livre para Fontes Limpas de Energia do mês de julho. O estudo mostra que os estados de Alagoas com a nota “0,428”, Piauí com “0,415” e Acre com “0,411”, passaram de uma viabilidade moderada de migração para o Ambiente de Contratação Livre (ACL) para uma boa.

O mapa também destaca entre os 15 estados mais atrativos: Mato Grosso, Paraná, Pará, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Amazonas, Rondônia, Santa Catarina, Distrito Federal, Minas Gerais e Ceará. O índice, tal qual o modelo do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), elaborado pela Organizações das Nações Unidas (ONU), é calculado em um intervalo de “0,000” (para a menor atratividade) e “1,000” para a maior atratividade. O valor médio do índice da FDR Energia para todo o Brasil ficou em “0494” no mês de maio de 2017.

O índice foi calculado com base no preço médio comercializado no mercado livre entre as fontes incentivadas 50 (energia proveniente de Pequenas Centrais Hidrelétricas e usinas eólicas, solares e de biomassa) comparadas com as tarifas de distribuidoras que representam 98% do mercado cativo brasileiro. Em linhas gerais, pode-se considerar que valores no índice abaixo de 0,4 como inviáveis financeiramente para migração para o ACL. Entre 0,4 e 0,6, com viabilidade moderada. Entre 0,6 e 0,8, boa viabilidade. Acima de 0,8, com alta viabilidade.

Nós indicamos para você uma galeria com #TEDTalks sobre os desafios e as oportunidades do setor de energia no Brasi… https://t.co/AV3B4TohdZ